RC

sábado, 17 de janeiro de 2015

Falta de investimento aos sábados continua sendo um problema na TV


"Altas Horas" e "Legendários". (Foto: Divulgação)
“Altas Horas” e “Legendários”. (Foto: Divulgação)
Não é de hoje que o público reclama que o sábado, principalmente no período noturno, está praticamente “abandonado” pelas emissoras abertas. As atrações que são exibidas neste dia recebem pouco investimento, e por isso chegam a ser consideradas opções fracas e tediosas.
As emissoras alegam que a falta de investimento aos sábados deve-se ao fato de ser o dia da semana em que o número de TV’s ligadas é menor. A verdade é que este argumento não tem muito fundamento. Um exemplo disso é o “Zorra Total”. Números apontam que o humorístico da Globo, que vai ao ar aos sábados, chega a registrar índices superiores aos da novela das seis e das sete da emissora carioca. Sim, o mesmo “Zorra Total” que é alvo constante de críticas pelo seu novo humor chato e bordões clichês. O mesmo humorístico que passará por uma grande reformulação e praticamente perderá sua identidade.
No mesmo dia da semana, no período noturno, vemos a Record exibir o “Legendários”, que se auto-intitula humorístico, mas que se transformou em um programa de games e musicais. O público que apreciava o bom e velho programa humorístico de tempos atrás, que chegava a ser considerado o grande “rival” do “Pânico”, hoje reclama do que a atração se transformou. O “Legendários humorístico” tinha um público mais fiel, que ligava a TV todo sábado em busca de boas gargalhadas. Hoje, é o tipo de programa que o telespectador não faz a menor questão em perder uma edição.
"Esquadrão da Moda". (Foto: Divulgação)
“Esquadrão da Moda”. (Foto: Divulgação)
O SBT é outro que perambula para definir boas atrações aos sábados. A emissora de Silvio Santos exibe no horário nobre a “Patrulha Salvadora”, que não caiu no gosto nem do próprio público infantil, e “O Esquadrão da Moda”, com um formato tedioso e que não tem um público amplo. O canal ainda fecha a noite com o “Cine Família” e o já desgastado “Casos de Família”, atrações consideradas neutras e opções que também não são muito apreciadas.
"Mega Senha". (Foto: Divulgação)
“Mega Senha”. (Foto: Divulgação)
Na RedeTV! encontramos o “Mega Senha”, que de todas as citadas, é talvez a melhor opção para o dia e horário mais tardio, com um formato bastante interessante. No entanto, a desistência frequente dos participantes no meio do jogo, até pela dificuldade elevada em outras fases, acaba deixando o telespectador na mão. Como todo mundo já sabe que nenhum participante se arrisca ao prêmio de R$ 1 milhão, a atração acaba se tornado monótona. Talvez este seja o principal ponto negativo do game show, que deveria fazer alguns ajustes no formato para incentivar um pouco mais os participantes a continuar na disputa pelo prêmio principal, se é mesmo que atração quer que algum participante leve o R$ 1 milhão.
Já na Globo, temos o “Altas Horas”. A atração também tem alguns elementos já desgastados no formato. Sem muitas novidades no seu conteúdo, o programa comandado por Serginho Groisman aposta nos seus convidados, que não faz muito efeito se o programa também não for interessante.
Quem perde com essa escassez de investimento aos sábados é o público e as próprias emissoras. Já temos algumas evidências de que essa história de que “ninguém” assiste TV aos sábados é furada. O público pede mais investimentos aos programas, novas atrações realmente intuitivas e principalmente inovações. Enquanto temos boas opções de sobra aos domingos, por exemplo, faltam aos sábados. Este fato precisa ser revisto urgente, antes que a TV brasileira ganhe um dia a menos na semana.


Um comentário: