Já condenado em outras ocasiões por ofender o diretor de jornalismo da Globo Ali Kamel – o qual chamou de racista e teve que pagar R$ 60 mil – e o também jornalista da emissora dos Marinho, Heraldo Pereira – neste caso, PHA teve que se retratar publicamente em artigo na Folha de SP, após chama-lo de “negro de alma branca” – Paulo Henrique Amorim voltou a ser condenado por ofender outro jornalista do Grupo Globo.
A Turma Criminal do Colégio Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a decisão de primeira instância que decidiu condenar o apresentador da TV Record e editor do blog Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim, por ter se referido ao colunista de O Globo, Merval Pereira, como “jornalista bandido”. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (28).
O valor a ser pago por Amorim, que antes era de 5 salários mínimos, saltou para 30. Mas a pena poderia ter sido pior. Na sentença, a Justiça manteve a revogação da prisão do apresentador, que escapou de ser condenado a cumprir pena de um mês e dez dias de prisão.
O enfrentamento judicial entre Paulo Henrique Amorim e o colunista de política do jornal O Globo começou quando Merval se sentiu ofendido pela legenda que foi utilizada, ainda em 2012, pelo Conversa Afiada – blog de autoria de PHA – que ao colocar uma foto do blogueiro do jornal carioca em reprodução de uma reportagem, usou as palavras “jornalista bandido”.
Depois do entendimento da primeira e segunda instâncias, de que a atitude de Amorim configurou injúria, ele agora só pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar modificar a condenação.
Atualmente, Paulo Henrique Amorim é um dos apresentadores do “Domingo Espetacular”, da Record
Nenhum comentário:
Postar um comentário