RC

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Faltam prédios públicos para acomodar estudantes em Balsas

O número de alunos na cidade de Balsas, a 810 km de São Luís, cresceu muito nos últimos anos. No entanto, a quantidade de escolas não acompanhou esse crescimento, e por conta disso, atualmente, muitos discentes estão sendo obrigados a estudar longe de suas residências, ou o que é pior, em locais sem nenhum mínimo de conforto e condições para continuar o seu aprendizado.
De acordo com o último senso escolar, realizado em 2014, Balsas tem mais de 18 mil alunos na rede pública de ensino, mas conta apenas com 22 escolas na zona urbana para atender toda a demanda. Um número pequeno para a quantidade de alunos dentro do município.
A cidade possui quase 40 bairros e por conta disso as poucas escolas do local acabam atendendo mais de dois ou três bairros, o que provoca a superlotação. Como é o caso da Escola Marinha Rocha, onde a disputa por vagas no dia da matricula foi tão grande que muitos pais dormiram na porta para tentar conseguir uma vaga para os seus filhos.
E apesar de situações como essa serem comuns no inicio do ano letivo, os diretores das escolas municipais tem aprendido a dividir os alunos e multiplicar o espaço para atender o numero de estudantes. Pelo menos foi o que fez Josélia de Oliveira Barros Martins, diretor de uma escola na cidade. Ela afirma que para tentar comportar os novos alunos reformou e aumentou algumas salas de aula.
“A escola nos últimos anos ela foi ampliada em cinco salas. Isso ainda, infelizmente, não comporta toda a demanda. Mas a gente tem feito o possível para tentar acomodar o máximo de aluno. Só que infelizmente a gente não consegue acomodar todo mundo”, explica.
Sobre o assunto a Prefeitura de Balsas diz que tem previsão de construir onze escolas na zona urbana e seis na zona rural para resolver a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário